JESUS NO BARCO


            Está escrito nas sagradas letras: "Certo dia Jesus disse aos seus discípulos: “Vamos para o outro lado do lago”. Eles entraram num barco e partiram. Enquanto navegavam, ele adormeceu. Abateu-se sobre o lago um forte vendaval, de modo que o barco estava sendo inundado, e eles corriam grande perigo. Os discípulos foram acordá-lo, clamando: “Mestre, Mestre, vamos morrer!” Ele se levantou e repreendeu o vento e a violência das águas; tudo se acalmou e ficou tranquilo. “Onde está a sua fé?”, perguntou ele aos seus discípulos. Amedrontados e admirados, eles perguntaram uns aos outros: Quem é este que até aos ventos e às águas dá ordens, e eles lhe obedecem?" Livro de Lucas, capítulo 8, versículos 22 ao 25.

-----------------------------------------------

            Em muitos momentos de nossas vidas, o medo, a frustração e a solidão tomam conta de nossos corações. Interessante é que isso não tem nada de errado, é perfeitamente humano, me admiraria se alguém me dissesse que é isento destes sentimentos. Existem muitas propagandas sensacionalistas dizendo que isso não é pra você; mas, o fato é que esses sentimentos são inerentes à raça humana, ninguém pode fugir deles. Em algum momento da vida você sentirá medo, ou frustração, ou solidão. A chave da questão é como saber administrá-los.

            A passagem de Lucas oito nos ensina muito sobre o medo, como porta da frustração e a consequente vinda da solidão. Jesus convida os seus discípulos para atravessar o mar da Galiléia para a terra dos Gadarenos (hoje território da Jordânia), uma viagem digna de um descanso, então Jesus deita-se, acomoda bem um travesseiro e dorme profundamente na poupa do barco. Uma tempestade bastante rara de acontecer sobrevêm a eles. Veja que havia ali navegadores experientes, que conheciam muito bem aquelas águas, e mesmo assim, foram apoderados de um medo de morte e se desesperaram.  Eles não prestaram atenção na lição que Jesus lhes ensinava, então o acordaram atônitos.

            Você e eu, a exemplo dos discípulos, também somos facilmente surpreendidos pela provação e com a mesma facilidade nos desesperamos. Com muita naturalidade ignoramos o aspecto de lapidação divina e tratamos a situação como permanente, como se jamais fosse passar. Isso é muito natural em nossa condição humana.

            Jesus não perdeu tempo com os seus discípulos naquela tempestade, chamou-os de homens de pequena fé, porque não entenderam nada do que estava acontecendo. A lição era simples, bastava observar a tranquilidade com que Jesus dormia e entender que se o Mestre dos Mestres que estava no barco repousava, certamente isso seria a garantia suficiente de que o barco jamais naufragaria. Mas, eles não entenderam.

            A maior parte de nossa dor é causada pela falta de entendimento ou pela falta do desejo de compreender o objetivo de Deus em cada acontecimento. Repetidas vezes perguntamos "Por que isso está me acontecendo Deus?", quando deveríamos perguntar "Qual objetivo disso em minha vida Deus?" ; "O que o Senhor quer me ensinar?". Nos desesperamos com coisas que já estão solucionadas, só precisam ser compreendidas.

        Certamente Jesus não precisaria repreender os discípulos e talvez nem mesmo acalmar a tempestade, se eles tivessem entendido a lição. Creio eu que pela fé, qualquer um dos discípulos poderia ordenar a calmaria do mar, alegando que o Mestre dos Céus e Terra ali repousava.

            Para você e eu fica a seguinte lição: Nossa vida é um barco a navegar pelo oceano da existência, e se tivermos Jesus em nosso barco, mesmo que Ele esteja a repousar, certamente nenhuma tempestade poderá nos naufragar. Elas virão, certamente virão, fortes e assustadoras, mas mesmo assim, Jesus estará no barco.

            Que Jesus esteja em nossas decisões, em nossas escolhas, em nossas paixões, em nossas palavras, em nossos pensamentos... certo estou que isso fará uma diferença histórica em nossas vidas, em detrimento de um mundo que se autodestrói.

            E se você, que está lendo esta mensagem, ainda não tem Jesus no barco da sua vida, não há mais tempo a perder, chame por Ele agora mesmo, Ele espera o teu chamado. Não te preocupe com a tempestade, Jesus pode andar sobre as águas revoltas e entrar na sua embarcação, trazendo paz e bonança.


            Que Jesus esteja contigo!



Publicado no site: www.alchimac.com

Nenhum comentário: